AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA

AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA
AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

HOMEOPATIA E ISOPATIA




Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html





HOMEOPATIA E ISOPATIA


Hahnemann não foi um entusiasta da Isopatia. Costumava referir que as secreções patológicas diluídas e dinamizadas por intermédio da sucussão deixam de ter qualquer relação de identidade com o produto original, persistindo apenas a de analogia. Na sua perspectiva, isopático e aequale são enunciações desajustadas, que para terem um rigoroso sentido, apenas podem designar simillimum, dado que não são de modo absoluto um idem.
Em nota do § 56 da 6ª edição do Organon criticou com alguma veemência o método isopático em virtude de não considerar o paciente como um todo, conduzindo o médico a um raciocínio demasiadamente simplista, estimulador da paliação em detrimento da cura operada pelo semelhante.

A Homeopatia fundamenta-se na cura do semelhante pelo semelhante – de homoios, semelhante –, enquanto que na Isopatia, igual cura igual – de iso, igual –.
Imaginemos um indivíduo que apresenta sintomas característicos de Arsenicum Album, patentes na Matéria Médica, nomeadamente alternância de excitação e depressão, prostração e esgotamento, agitação com medo da morte, de fantasmas, dores gástricas queimantes como se carvões acesos estejam a arder no estômago, e crises asmáticas da meia-noite às três horas da manhã. Atenta a similitude de sintomas poderá ser-lhe receitado o dito remédio. Estamos perante uma análise puramente homeopática. Suponhamos agora, que um outro paciente tem vindo a ingerir doses elevadas mas não letais de Arsenicum que lhe provocam distúrbios vários. Para que opere uma desintoxicação profunda vamos também ministrar-lhe o mesmo medicamento, sem que nos debrucemos sobre as características fundamentais do paciente. Aqui relacionamos o medicamento com a causa dos padecimentos, agindo na perspectiva da Isopatia.

Constantine Hering (1800-1880) foi um homeopata de prestígio, considerado o pai da homeopatia americana. É interessante referir, que a sua conversão à homeopatia ocorreu após ter sido incumbido de escrever um ensaio em que demonstrasse a sua real ineficiência.
Experimentou de modo acidental o remédio Lachesis, quando no seu laboratório procedia à trituração do veneno da cobra Lachesis Mutus. Intentava desvendar um sucedâneo mais eficaz à inoculação da vacina que Edward Jenner (1749-1823), descobridor da vacinação, havia investigado na Grã-Bretanha, já que esta se lhe afigurava demasiadamente perigosa.
O seu interesse pelo mencionado veneno e as experiências que realizou, conduziram-no à ideia de que entre outros, as crostas da varíola pulverizadas, a saliva de um cão raivoso ou qualquer produto ou agente de doença – verbi gratia, vírus, veneno –, quando preparados em conformidade com o método da farmacopeia homeopática – método que reputava praticamente infalível –, levariam à cura do enfermo.

Hering, mais do que um dos primeiros homeopatas a integrar o movimento isopático, deve ser encarado de pleno direito, o seu pai científico.

Este homeopata enunciou três leis – conhecidas por Leis de Hering –, cuja aplicação se estende à Isopatia, e que devemos ter sempre presentes:
1ª - O processo de cura progride de dentro – psiquismo, órgãos vitais – para fora – partes externas, tal como a pele –, das partes internas para as externas: uma úlcera do estômago que desaparece surgindo um eczema numa perna.
2ª - Os sintomas desaparecem na ordem inversa do seu aparecimento cronológico: desaparece uma úlcera surgida em 1998, depois uma arritmia com início em 1997, e finalmente dores erráticas que se manifestaram em 1992.
3ª - A cura progride do alto para o baixo, das partes superiores para as inferiores: eczema facial que desaparece surgindo numa perna.

Não olvidemos, que antes de Hering, muitos práticos utilizavam a Isopatia, podendo aqui ser referido Robert Fludd, que no século XVII empregou um manipulado de expectoração de tísico para tratamento da tuberculose. Paracelso, por sua vez, terá afirmado “que o que causa a icterícia cura a icterícia”.

Wilhelm Lux (1777-1839), veterinário alemão, apreciador da homeopatia com a qual entrou em contacto por volta de 1820, preparou em 1831 medicamentos que tinham por base o germe causador da enfermidade. Numa epidemia de mormo, prescreveu a secreção nasal de um dos animais doentes, na 30ª CH, tendo obtido curas surpreendentes. No ano de 1833 publicou “A Isopatia dos contágios – em que todas as doenças contagiosas trazem em seus próprios produtos de contágio o meio de cura”. Nomeou de Isopatia a terapia que trata a moléstia pela causa que a produz.

Ernest Stapf (1788-1860), foi seguidor directo de Samuel Hahnemann tendo utilizado segundo as regras da farmácia homeopática, as secreções e excreções patológicas dos enfermos, que depois de convenientemente preparadas, lhes eram ministradas. Com este homeopata, expande-se substancialmente a auto-isopatia. O seu método estruturou-se na administração aos enfermos das suas próprias secreções e excreções, diluídas e dinamizadas, secreções e excreções que pressupunha conterem a causa das patologias que os assacavam (auto-isopáticos).

Posteriormente, Dennys Collet, em missão na Mesopotâmia (1873), empregou como recurso, face à escassez de medicamentos, a isopatia em milhares de pacientes, tendo alcançado resultados extraordinários que narrou na obra: “Isopatia. Método Pasteur por Via Interna”.

Leon Vannier, foi também um devotado defensor da Isopatia, que passou a denominar pelo vocábulo Isoterapia.


JOSÉ MARIA ALVES


http://www.homeoesp.org/
www.josemariaalves.blogspot.com
http://www.josemariaalvesrepertorio.blogspot.com/



42 comentários:

  1. Doutor bom dia.o senhor iria acompanhar meu caso de moscas volantes, ainda as tenho,o senhor poderia receitar algo para min

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Muller

    Vamos recapitular -

    Quais os homeopáticos que fez até ao momento?
    Em que potência? Durante quanto tempo?

    Descreva-me o seu estado actual e se houve durante os tratamentos melhorias ou agravamentos.

    Um abraço fraterno.

    JMA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá doutor, eu tomei o physostigma 6 ch, 3 gotas 3 vezes ao dia e phosphorus 7 ch , 2 gotas 3 vezes ao dia, eu não notei mudanças ainda estou dá mesma força, tomei por 1 mes

      Eliminar
  3. MOSCAS VOLANTES

    Lembra-se como é que as manchas apareceram?

    Descreva-as (como são actualmente).

    Tem ou teve algumas doenças, muito especialmente na altura em que as ditas "moscas" surgiram?

    Outras indicções que me possam auxiliar.

    Abraço.

    JMA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então doutor, eu nunca tive nenhum trauma, nunca bati o olho ou levei um trauma. Elas simplesmente apareceram e não tive nenhuma doença. No olho esquerdo só tenho 1. No olho direito já tenho umas 6.

      Eliminar
    2. Então eu vejo elas quando estou na rua em um momento olhando para o céu ou parede branca.e atuamente tem uma no olho direto que e grande e quando movimento o olho ela me dá uma sensação de ver as luzes com um brilho bem forte passando no olho.

      Eliminar
  4. Boa tarde Muller

    Já voltou a fazer alguma reavaliação com o médico oftalmologista?

    O Muller é ansioso?

    As manchas "seguem" o olhar ou movimentam-se sozinhas? Em linha, aos zigue-zagues, etc.?

    De que cor é o brilho que diz ver no olho ("quando movimento o olho ela me dá uma sensação de ver as luzes com um brilho bem forte passando no olho")?

    Abraço.

    JMA

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Então doutor fui mês passado ao oftalmologista e está bem minha retina

    ResponderEliminar
  7. Eu sou ansioso kkk risos. As moscas volantes segue ao meu olhar. Se eu mover para cima elas sobe, se eu mover para baixo elas desce, se para os lados elas vão também.

    ResponderEliminar
  8. Em relação a o brilho, e assim. Pelo q vi é uma mosca volante só que grade q está em uma parte em cima do meu olho q quando movimento olhando para um luz forte ela passa tipo na frente ou atrás não sei, e dá uma sensação que aumenta o brilho da luz que eu estiver vendo ou próximo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MOSCAS VOLANTES

      Boa tarde Muller

      Sugiro que faça -

      CYCLAMEN 3 LM, 2 gotas de manhã, 2 gotas à tarde e duas gotas à noite.

      Tratamento por 30 dias findos os quais reavaliamos.

      Como sabe ou já deve ter pesquisado, o tratamento das moscas volantes sem lesão orgânica comprovada envolve algumas dificuldades.
      Terá de ser paciente e persistente.
      Tenho a convicção de que as poderemos debelar...

      Um abraço fraterno e as melhoras.

      JMA

      Eliminar
  9. Boa tarde!gostaria de pedir ajuda na homeopatia para refluxo esofagico,esofagite erosiva, pangastrite e hérnia de hiato. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. REFLUXO ESOFÁGICO - ESOFAGITE - ETC.

      Boa tarde Amigo

      Sugiro que comecemos por fazer »

      PODOPHYLLUM 3 LM, 2 gotas de manhã, 2 à tarde e duas à noite; e
      NUX VOMICA 4 CH, 3 gotas 3 vezes ao dia.

      A cada toma agita energicamente o frasco-medicamento 10X.

      Tratamento por 30 dias findos os quais reavaliamos.

      Um abraço e as melhoras.

      JMA

      Eliminar
  10. Ola! Gostaria de ajuda para tratamento de câncer de intestino grau 3 ,carcinoma diagnosticado faz um mês e ainda nao iniciado i tratamento convencional! Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Boa noite José Maria Alves! Minha cunhada foi diagnosticada com câncer no colo do intestino grau 3 faz mais ou menos um.mês!ainda não iniciou o tratamento convencional..mas gostaria que o senhor nos ajudasse com homeopatia! No caso dela seria possível essa ajuda? Estamos no Brasil! Desde já lhe agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CANCRO NO INTESTINO - CÓLON

      Boa tarde Amiga

      Sugiro que comece por fazer complementarmente ao tratamento convencional »

      BORAX 4 DH, 3 gotas 5 vezes por dia e
      RUTA 6 CH, 2 gotas 3 vezes ao dia.

      E ainda -

      CONIUM 3 CH, 5 gotas 3 vezes por dia;
      HYDRASTIS 200 CH, 5 gotas duas vezes por dia.

      Havendo obstrução, STAPHYSAGRIA 200 CH, 5 gotas duas vezes por dia.

      Com sangramento – HAMAMELIS 6 DH, 5 gotas 3 vezes por dia
      ou GERANIUM se HAMAMELIS não funcionar.

      Tratamento por 30 dias findos os quais reavaliamos.

      Um abraço fraterno e as melhoras.

      JMA

      Eliminar
  12. Olá! Boa noite José Maria! Tenho procurado conhecer mais sobre homeopatia assim conheci seu site.
    Por minha conta venho estudando radiestesia também.
    Eu tenho apresentado varios problemas de saúde desde 2012, e não consigo curar e hoje parece uma bola de neve. Veja se pode me indicar um tratamento?
    Vou listar na ordem q aconteceram, acho q fica mais objetivo:
    Bursite quadril
    Hérnia de disco pequena lombar
    Refluxo muito forte
    Imunidade baixa, alergias, gripes e infecções urinária.
    Rompi ligamento de joelho, cirurgia 10 meses depois.
    Hérnia de disco aumentou
    Nervo ciático inflamou em toda extensão
    Ganho de peso e muita dificuldade de emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios
    Insônia
    Disfunção hormonal todos muito abaixo da taxa normal, estrogenio predominando sobre progesterona mas os dois com taxas deficientes, testosterona e cortisol também baixos.
    Espinhas
    Sintomas de ansiedade e depressão
    Falta energia
    Esquecimento e confusão mental
    Fascite plantar
    São quatro anos desde o primeiro problema, só consegui tratar intensamente nos dois últimos anos. No primeiro dependia do sus.
    Depois de dois anos tratando só o refluxo, a dor da Hérnia e do nervo ciático teve melhora, o refluxo sempre volta às vezes. Melhora nos últimos 3 meses.
    Nesse tempo por indicação médica fiz uso de antiinflamatorio, relaxantes musculares, corticoides, anestesia geral, Omeprazol e similares, antibiótico, antialérgico e antigripais. É parei o uso de anticoncepcional.

    Devido a quantidade alopatia que usei ao longo de 5 anos, e o uso contínuo de anticoncepcional por 15 anos, penso que muitos sintomas se deva por intoxicação, inclusive a dificuldade de emagrecer. Que nunca tinha sido um problema antes.

    Desculpe o jornal kkkk. Se puder me dar uma orientação de tratamento fico muito grata e feliz. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Amiga

      Sugiro que comece por fazer -

      NUX VOMICA 30 CH, 2 gotas duas vezes ao dia durante 20 dias.

      Depois reavaliamos - podemos entrar com um protocolo homeopático ou com a AUTO-ISOPATIA.

      Abraço e as melhoras.

      JMA

      Eliminar
  13. Bom dia tudo bem estou com um quadro de refluxo o que posso tomar na homeopatia para ficar bem e uma saliva que fica subindo ,espécie de um muco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Marisa

      Tratando-se de uma questão relativa à Homeopatia, agradeço que me contacte via correio electrónico. Responder-lhe-ei logo que possível

      homeoesp@gmail.com

      Abraço fraterno

      JMA

      Eliminar
  14. Uma menina de 7 anos já perdeu 60% da visão. Segundo médicos ela tem placas brancas na retina. Como posso tratá-la com homeopatia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Julgo que deve consultar um médico com especialidade em Homeopatia.
      Tenha em consideração que só em observação directa da criança e o conhecimento perfeito dos exames complementares poderá obter resultados positivos.

      Um abraço fraterno e as melhoras.

      JMA

      Eliminar
  15. Boa noite, gratidão pelo seu trabalho. Tenho sofrido dores no calcanhar a mais de um ano.Tive diagnóstico de fascite plantar e esporão e não sei certo se é um ou outro ou se é os dois. Grata

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Amiga

    No seu caso, e optando pela homeopatia, sugiro que faça -

    SYMPHYTUM 200 CH e,
    RHUS TOX 30 CH e,
    LEDUM 200 CH –
    5 gotas de cada, 2 vezes por dia.

    Um abraço fraterno e as melhoras.

    JMA

    ResponderEliminar
  17. QUERIDO JOSE MARIA, QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE PELA BELA OBRA QUE REALIZAS.
    PRECISO DA TUA AJUDA, ESTOU COM O ÚTERO MUITO ESPESSADO E COM PÓLIPOS , QUE HOMEOPATIA ME RECOMENDAS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Amiga

      Qual é o tipo de hiperplasia que apresenta?
      O diagnóstico do "tipo" é fiável?

      Note que existem vários tipos de hiperplasia -
      Os principais tipos de hiperplasia endometrial são:

      Hiperplasia simples do endométrio

      A hiperplasia simples do endométrio é caracterizada pelo espessamento do tecido endometrial, que pode ser tratada somente com o uso de medicamentos e com acompanhamento de exames de imagem a cada 6 meses.

      Hiperplasia cística do endométrio

      ​A hiperplasia cística do endométrio gera um aspecto de "queijo suíço" nas paredes internas do útero e o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos e curetagem.

      Hiperplasia focal do endométrio

      Hiperplasia focal do endométrio gera os pólipos endometriais que se desenvolvem como uma forma de crescimento localizado, se estendendo através da camada funcional. Com esse crescimento anormal os pólipos projectam-se para a cavidade uterina, estreitando assim o tamanho normal do útero.

      Hiperplasia atípica do endométrio

      A hiperplasia atípica do endométrio é uma lesão endometrial um pouco mais grave que as anteriores e pode estar relacionado ao desenvolvimento do cancro endometrial, seu tratamento vai variar conforme o estadiamento - não deve ser o seu caso.

      Um abraço fraterno.

      JMA

      Eliminar
  18. Bom dia José. Sempre tive algum tipo de moscas volantes desde adolescente. No entanto no último ano tive uma lesão que me impossibilitou de praticar o desporto que gosto, que era uma das maneiras de combater o stress diário. O que me provocou alguma ansiedade, a cerca de 2/3 meses as moscas volantes aumentaram muito, procurei oftalmologista e após exame esta tudo bem no interior do olho. O que me aconselha? Desde já muito obrigado

    ResponderEliminar
  19. Boa noite. Agradeço a sua resposta.
    Vejo grupos de pontos que formam "minhocas" e nalguns pontos estão mais aglomerados e formam mancha mais escura. A lesão que lhe referi foi à 1 ano, as moscas volantes surjiram +- à 2/3 meses
    Obrigado cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Mais uma vez, Boa noite.

    Sugiro que faça -

    CONVALLARIA 3 CH, 3 gotas de 3 a 5 vezes ao dia e
    PHYSOSTIGMA 6 CH, 3 gotas 3 vezes ao dia.

    Um abraço fraterno e as melhoras.

    JMA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. José só mais um pergunta, no caso de arranjar a convallaria mas em 4dh em como se traduzia o que me recomendou? Teria que tomar mais gotas, ou menos? Obrigado

      Eliminar
    2. Se adquirir em 4 DH, faça 3 gotas 3 vezes ao dia.

      Abraço

      JMA

      Eliminar
    3. Bom dia caro José Maria Alves. Fiz o que me indicou, noto melhorias no geral no entanto as "minhocas" maiores ainda persistem.
      O que me recomenda? Seguir com o tratamento? Um abraço
      Pedro

      Eliminar
  21. Muito obrigado pela sua atenção. Vou fazer o que me indicou. Um abraço Pedro

    ResponderEliminar
  22. Bom dia caro José Maria Alves. Fiz o que me indicou, noto melhorias no geral no entanto as "minhocas" maiores ainda persistem.
    O que me recomenda? Um abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde Amigo

    Faça o protocolo no mínimo durante 2 meses.
    É muito cedo para termos resultados conclusivos - por vezes (espero que não seja o caso), necessitamos de um ano de tratamento.

    Abraço fraterno e as melhoras.

    JMA

    ResponderEliminar
  24. Tenho leve descolamento de vítreo no olho esquerdo e apareceu uma manchinha escura há um mês como se fosse uma linha flutuante.
    Quando apareceu eu me sentia bastante cansada, comi algo que me fez mal, sentia as vistas um pouco secas, cansadas.
    Tenho hipotiroidismo. Pressão alta.
    Qual homeopatia eu poderia tomar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Amiga

      Face às inúmeras patologias que apresenta, sou da opinião que deve consultar um médico com especialização em Homeopatia - de preferência da Escola Unicista e credenciado.

      Só perante um estudo exaustivo, em observação directa, com recurso a exames complementares de diagnóstico e com contínuas reavaliações presenciais poderá atingir o resultado que pretende ou seja uma melhoria substancial ou mesmo a cura possível das suas enfermidades.

      Um abraço fraterno e as melhoras.

      JMA

      Eliminar
  25. Bom dia! José Maria Alves
    gostaria de uma homeopatia para disbiose,já fez tratamento com probiotico e ainda não resolveu,está cuidando da alimentação,o abdomen fica inchado e com muitos gases,muito cansaço.
    tem muita sudorese a noite principalmente quando deita do lado esquerdo com taquicardia,insonia.
    muito obrigada
    deus te proteja.

    ResponderEliminar
  26. DISBIOSE

    Boa noite Amiga

    Sugiro que comece por fazer como início de tratamento –

    NUX VOMICA 200 CH, 5 grânulos ou gotas duas vezes por dia.

    Tratamento por 20 dias findos os quais reavaliamos.

    Abraço fraterno e as melhoras.

    JMA

    ResponderEliminar